Aconteceu nos dias 07 e 08 de abril, em São Paulo, o Structural Summit promovido pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). No evento foram discutidas as doenças estruturais do coração, bem como os procedimentos indicados para o tratamento como o implante de prótese valvar aórtica (TAVI).
Estavam presentes convidados internacionais e nacionais, dentre eles o coordenador da Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Madre Teresa (HMT), Dr. Marcos Marino e o Dr. Cássio Nogueira, também do HMT. Dentre os palestrantes internacionais, estava um dos cardiologistas intervencionistas mais reconhecidos no mundo, o Dr. Eberhard Grube, médico responsável por desenvolver toda técnica da TAVI e pela realização da primeira em Minas Gerais junto a equipe do HMT, há 11 anos atrás.
Segundo o coordenador, Dr. Marcos Marino, a participação em eventos como esse corroboram para o crescimento e aprimoramento dos processos. “O networking com profissionais altamente capacitados é fundamental para o desenvolvimento não somente da equipe, mas de todo o serviço que já é referência no assunto”, comenta o coordenador.
O que é TAVI?
A TAVI é um procedimento minimamente invasivo realizado através de um cateter que permite a substituição da valva aórtica doente, regulando a passagem do sangue do coração.