No último mês, sessenta e quatro pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram considerados como os cientistas mais influentes do mundo. Destes, 11 são professores do curso de medicina na universidade mineira. O ranqueamento foi produzido pela Stanford University (EUA) utilizando como base os dados da Scopus, da editora Elsevier, umas das maiores do mundo.
Dentre os listados, está o médico da Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Madre Teresa (HMT), Dr. Bruno Ramos Nascimento. Segundo ele, os scores para a classificação são advindos do número de publicações realizadas, do número de citações que o pesquisador possui em cada publicação e também a quantidade de citações em artigos, cujo o autor possui uma participação maior – sendo ele autor principal (primeiro autor) ou sênior (último autor).
Linhas de pesquisas
Os principais assuntos que levaram o médico ao topo estão ligados às diversas áreas da cardiologia, principalmente as doenças valvares – especialmente as cardiopatias reumáticas. O médico também aborda em suas pesquisas a epidemiologia das doenças cardiovasculares, bem como as complicações ligadas a doença de chagas e insuficiência cardíaca, dentre outras áreas.
“Estar mais uma vez na lista é um grande incentivo para continuar com as pesquisas. Afinal, o foco é sempre aprimorar no que há de novo para trazer as melhores práticas para o nosso hospital e paciente”, comenta o Dr. Bruno.
Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMT
O Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Madre Teresa, é formado por renomados cardiologistas intervencionistas, eletrofisiologistas e neuroradiologistas. O serviço iniciou suas atividades na década de 90 e, desde então, tem alcançado expressivo progresso no tratamento endovascular de diversas cardiopatias e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A especialidade é responsável por realizar diversos procedimentos, tais como: cateterismos cardíacos, infarto agudo do miocárdio, angioplastias coronarianas, carotídeas e de ramo intracraniano, estudos eletrofisiológicos, implante de stents cardíaco e intracraniano, angiografias, embolizações, trombectomia. Nesse contexto, é possível destacar o implante de prótese valvar aórtica (TAVI), procedimento pelo qual o Hospital é pioneiro no estado de Minas Gerais e referência nacional com seu Heart Team. Em 2020, o Hospital Madre Teresa inaugurou a nova sala de Hemodinâmica. O espaço conta com tecnologia de ponta do equipamento Azurion 7 e do avançado software Clarity. A tecnologia permite realizar os procedimentos intervencionistas com mais precisão e agilidade, além de promover a diminuição no tempo do exame em até 20%, reduzir a dose de radiação e contraste em até 85%, tanto para paciente quanto para a equipe.