A Academia Mineira de Medicina, instituição reconhecida por seu compromisso em preservar a história e promover o conhecimento médico no estado de Minas Gerais, anunciou a indicação do renomado médico ortopedista, Dr. Marco Antônio Percope de Andrade para ocupar a cadeira de número 1.
A escolha reflete o reconhecimento por sua trajetória exemplar e por suas contribuições marcantes à medicina e à sociedade. A Academia Mineira de Medicina é composta por 100 cadeiras, sendo ocupadas por profissionais com extremo rigor ético e científico – médicos reconhecidos por seu saber, importância e que possuem notória contribuição acadêmica, assistencial e de gestão.
“ Foi uma grande emoção ter assumido a cadeira de número 1 da Academia Mineira de Medicina. Sem dúvidas, é um prêmio que veio marcar a minha vida tanto acadêmica quanto profissional. Agradeço ao meu padrinho, o Professor Doutor Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro e a todos os membros por ter apelado meu nome à cadeira”, comenta.
Um currículo de peso
O ortopedista do HMT, Dr. Marco Antônio Percope é professor Titular da Faculdade de Medicina e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia desde 2017. Possui Mestrado (1998), Doutorado (2002) e Livre Docência (2023), todos os títulos na UNIFESP (Escola Paulista de Medicina). Foi Presidente da Regional MG da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 1999-2000. O médico também foi Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho em 2003-2004, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 2015, foi
Vice-Presidente da Sociedade Latino-americana de Ortopedia e Traumatologia em 2016. Possui mais de 90 publicações científicas em revistas médicas indexadas e centenas de participações em congressos nacionais e internacionais.
Sobre a Ortopedia
O serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa começou a escrever sua história no final da década de 80. A partir daí a especialidade de ortopedia passou a se projetar para o início de uma trajetória de sucesso.
Hoje, o Hospital Madre Teresa possui o maior centro de ortopedia de Minas Gerais, com grande experiência e profissionais extremamente capacitados nas diversas subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia, sendo o maior centro de reconstrução articular do estado de Minas Gerais e um dos maiores do país.